Notícias

NOVAS REGRAS SIMPLIFICAM A COMPRA DE IMÓVEIS

NOVAS REGRAS SIMPLIFICAM A COMPRA DE IMÓVEIS

POST SIMPLES UNIKO

Arte simplista de Javier Pérez

 

Entrou em vigor, a partir da última sexta-feira (07), novas regras que simplificam a compra de imóveis e, por consequência, devem aumentar a concessão de financiamento imobiliário. Em resumo, vários documentos necessários para a compra de um bem são substituídos pela matrícula do imóvel.

O que não estiver constando na matrícula deixará de ser um empecilho para a aquisição do bem, no que se refere a dívidas do vendedor.

De acordo com Olivar Vitale, especialista em direito imobiliário e conselheiro jurídico do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), a pessoa ou a empresa, que tem a garantia de uma dívida em um imóvel, terá de levar a pendência à matrícula do bem no cartório. Ou seja, se a dívida não estiver na matrícula, o credor não conseguirá alcançar o imóvel, o que poderia trazer problema para quem compra um bem de quem está inadimplente.

Até a entrada em vigor da Medida Provisória 656, a legislação previa que o comprador devesse verificar toda a documentação do imóvel e se o vendedor não possuía dívidas que o impediriam de vender o bem. “Com a medida provisória, o comprador
não precisará mais estudar todas essas certidões. O credor é que tem que levar a dívida à matrícula do imóvel. Do contrário, não poderá reclamar o imóvel no caso de seu devedor vender o bem”, diz Vitale.

DOIS ANOS E CENTRALIZAÇÃO

No entanto, os credores ainda têm um prazo de dois anos para se adaptarem às novas regras. Desse modo, o advogado recomenda que quem for comprar um imóvel usado ainda verifique outros documentos. “Daqui a dois anos será só tirar uma certidão, em vez de um monte de documentos. Vai facilitar muito o financiamento”, afirma o advogado.

Outra novidade da legislação é quanto à compra de imóveis de incorporadoras. A partir de agora, o comprador não precisa verificar nenhuma documentação, a não ser a matrícula do bem. “Neste caso especificamente, não há período previsto de adaptação”,  completa Vitale.

BUSCA AVANÇADA

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Úniko - negócios imobiliários 2020 - todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Dev2 Comunicação Integrada
Open chat
Entre em contato!